terça-feira, fevereiro 03, 2009

Pessoas que precisam ser paradas imediatamente: Lobão

Inauguro aqui mais uma seção aperiódica e irrelevante nesse espaço igualmente aperiódico e irrelevante. A idéia é fazer uma análise aprofundada de coisas, costumes ou pessoas públicas que necessitam urgentemente de uma intervenção por parte da camada responsável da sociedade. Creio que não haveria melhor estréia do que um estudo sobre a figura humana do formerly enemy of the music business*, atual VJ da Mtv e eterno chato de galochas Lobão.

Teu passado te condena:
Lobão começou sua carreria como baterista em uma banda que foi capaz de reunir no mesmo ambiente Ritchie e Lulu Santos sem abrir (ao menos até onde hajam registros) um vórtex de pela saquice e escrotidão, o Vímana. Saiu de lá brigado e foi emprestar suas baquetas para a mais completa tradução da excrecência musical 80s, a Blitz. Saiu de lá brigado também, logo depois de aparecer na capa da IstoÉ e sem assinar o contrato que o resto dos integrantes tanto almejava. Apesar de não estar certo de que sacanear o Evandro Mesquita é mesmo um ato de mau caratismo, isso ao menos já demonstrava que Lobão sempre gostou de andar em más companhias e tinha um pendor para a trairagem.

Highlights da existência:
- Lobão foi preso por envolvimento com tráfico e virou o inimigo público #1 dos anos 80, indo parar em Bangu 1 e fazendo amizade com a bandidagem reinante. Não existem comprovações de que ele tenha sido currado pelos seus companheiros de cela, o que denota fodismo em algum grau, ou uma titânica capacidade de sobrevivência (no 80s poprock pun intend here).
- Aquela estória de que ele foi no programa do Clodovil e respondeu que a sensação de cheirar cocaína era a mesma que o "entrevistador" sentia ao dar o cu é uma das maiores e melhores lendas urbanas contemporâneas.
- Mais ou menos ali pela virada dos anos 80, Lobão se tornou um especialista em dar entrevistas fuderosas, habilidade que ele carregou consigo até 2001, mais ou menos. Suas aparições no Jô eram particularmente espetaculares, com o cantor esculachando meia MPB e sendo especialmente malicioso com Herbert Vianna e Caetano (quando ninguém ainda fazia isso).
- Em seu ostracismo noventista, Lobão teve uma breve fase rolha de poço, onde ficou a cara de Pepeu Gomes. Rock on!
- Lobão fundou uma gravadora pra vender discos em bancas de jornal, o que, na boa, meio que foda-se; Mas vender uma possível coletânea sua ao lado do último número do Chico Bento era um exercício de humildade e uma prova de profunda noção em colocação de produto.

Time to Fall:
- Lobão tocou na noite do metal do Rock in Rio II e foi devidamente apedrejado depois de querer levar a bateria da Mangueira para tocar para uma turba de fãs do Megadeth. Deveria ter sido apredrejado simplesmente por ter dito que nada era mais pesado que a bateria de uma escola de samba. Meu deus, onde festivais como Milwaukee Metal Fest e Wacken Open Air estão que ainda não contrataram o músico como curador?!
- Lobão deu uma palestra no pilotis da PUC quando eu estudava lá e foi uma das coisas mais constrangedoras das quais eu participei (e, óia, eu já toquei num show com Forfun e Dance of Days!). Ele terminou tocando Help dos Beatles ou tendo um ataque epilético, não deu pra entender direito. Lembro que eu implorei pra ele falar mal de alguém. Não rolou.
- Depois de anos enchendo o saco de todo mundo se vendendo como um artista independente e íntegro que foi esperto o bastante para driblar a indústria do disco no Brasil, Lobão aceitou participar de um "Acústico MTV" e usou como desculpa um esfarrapado argumento de que aquilo, na verdade, era a forma dele mostrar como NÃO estava sendo cooptado pelas grandes gravadoras (?!?).

Conclusão:
Lobão precisa de uma intervenção porque já deu o que tinha que dar. Lobão precisa de uma intervenção porque virou VJ da Mtv aos 50 e tantos anos. E principalmente, Lobão precisa de uma intervenção porque é um cara que ama declarações mecânicas pseudo-transgressoras, tipo "Nelson Gonçalves foi o primeiro punk no Brasil" ou "O verdadeiro hardcore brasileiro é o frevo" ou a afirmação sobre o peso das escolas de samba lida acima. Numa boa, quão merda você precisa ser pra falar esse tipo de merda em público? Ou você se considera um gênio (coisa que, sua vida, seus discos e suas prezepadas já deixaram claro que você não é), ou você está caducando seriamente. De uma forma ou de outra, você precisa ir prum asilo right now!

* thanks to Napalm Death

5 comentários:

Bia Bonduki disse...

eu gosto do lobão porque ele fala umas palavras que eu tenho que olhar no dicionário. o lobão é meu pai dos burro.

Menezes, o cretino disse...

Caralho Bia, você não comentava aqui há tanto tempo que por cinco segundos esqueci quem era a Morocha.

Unknown disse...

Oi
NAO É MENTIRA ESSA HISTORIA DO LOBAO NO PROGRAMA DO CLODOVIL.
eu lembro que eu ainda era criança e estava com meu pai e meu irmao na sala qdo passando pela extinta manchete tava o programa do clodovil (aquele que ele falava OLHA PRA LENTE DA VERDADE E DIZ)e o clodovil tava anunciando o lobao e mais um outro convidado .. e no começo do programa ele ja diz , lobao pediu para nao falar sobre drogas no programa e nao sei oq ..
no meio da entrevista o clodovil fala assim do nada até mudando de assunto:
desde qdo vc usa drogas ?
ai o lobao :
desde qdo vc da o c* ... e saiu fora do ar ..
meu pai ficou louco queria me tirar da sala mas fiquei pra ver .. ai voltou o programa normal com a segunda entrevista e nunca mais alguem falou sobre isso
NAO É LENDA..É FATO .
eu vi !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Oi
NAO É MENTIRA ESSA HISTORIA DO LOBAO NO PROGRAMA DO CLODOVIL.
eu lembro que eu ainda era criança e estava com meu pai e minha mae (que é a dona desse login) e meu irmao na sala qdo passando pela extinta manchete tava o programa do clodovil (aquele que ele falava OLHA PRA LENTE DA VERDADE E DIZ)e o clodovil tava anunciando o lobao e mais um outro convidado .. e no começo do programa ele ja diz , lobao pediu para nao falar sobre drogas no programa e nao sei oq ..
no meio da entrevista o clodovil fala assim do nada até mudando de assunto:
desde qdo vc usa drogas ?
ai o lobao :
desde qdo vc da o c* ... e saiu fora do ar ..
meu pai ficou louco queria me tirar da sala mas fiquei pra ver .. ai voltou o programa normal com a segunda entrevista e nunca mais alguem falou sobre isso
NAO É LENDA..É FATO .
eu vi !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Eu também vi o lance do Lobão e do Clodovil, foi demais, caí na gargalhada.