quinta-feira, julho 03, 2008

Jay Vaquer, objeto de estudo

Tenho em minhas mãos a cartinha da leitora Ana Beatriz Bondukian que escreve pedindo um post que teça comentários sobre a obra do roqueiro moderno brasileiro Jay Vaquer. Não sou de atender pedidos nesse blog, porém, como esse foi o primeiro e único, achei por bem fazer uma boa ação. Cara Ana Beatriz, esse post é em sua homenagem (só porque você me escreveu em papel de carta perfumado da My Melody, tsá?).

Então, não que eu não tivesse a par de quem é Jay Vaquer. Infelizmente eu sabia. O cara costuma aparecer na Mtv de tempos em tempos lançando um novo clipe modernoso. No conceito e orçamento dos diretores de clipes tupiniquins, é claro. O que eu não sabia e é digno de nota é o fato do rapazola ser filho de, ninguém mais, ninguém menos que a Jane Duboc. JANE DO MUTHAFUCKIN' BOQUE, senhoras e senhores! As coisas só seriam mais perfeitas se o pai dele fosse o Zé Ketti, mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, né?

Outra característica notável do cantor é a capacidade de botar o dedo na ferida com suas letras. É isso aí, com o Jay Vaquer não tem essa, o cara escancara as hipocrisias mesmo, certo? Segundo seu site (que, ao contrário do seu, artista vendido de merda, é.ART.br, nada disso de .com), não dá pra dizer se sua prosa é diário íntimo ou crítica social, o que só me leva a pensar que a vida do Jay Vaquer deve ser uma merda, né?

Segundo o release sobre o último disco de Jay Vaquer (impressionante, o cara já está no terceiro disco que ninguém ouviu!), "...outro grande personagem é o aspirante a ator que vê seu sonho de uma carreira feliz desmoronar depois que não consegue triunfar em "Projacland". É o protagonista de Estrela de um céu nublado, que conta com a participação especial de Meg Stock, da banda Luxúria. Os anti-heróis de Jay, não são só vilões, nem apenas vítimas". Essa música, puta merda, essa música é coisa linda de deus! Como se não bastasse a reunião de dois titãs do fracasso musical, a letra traz versos inspirados do quilate de "Foi morar no Rio de Janeiro, tiro certeiro pra tentar a sorte em Projacland... alugou um conjugado no catete... arrumou uma vaga de barman num bar descolado pra cacete..." e "Perua desquitada que vivia da pensão do ex-marido, empresário falido que sofria de 'Síndrome de Dow Jones'...". Sério, só tem uma coisa que faz mais minha alegria que rimar catete com cacete, fazer trocadalho espertinho em letra de música. Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, o Espírito que Anda, devem ter se roído de inveja ao ler essa!

O que me intriga não é nem as razões por trás da obra de Jay Vaquer, mas quem se identifica com esse tipo de letra, quem pega um carro, dirige até o shopping center, procura uma loja de cds, compra o disco do cara, volta pra casa, coloca o disquinho no som e pensa "porra, foda! FO-DA, mandei bem! Dinheiro bem aplicado é isso aí!!!"... Muito provavelmente quem curte Luxúria e vota no Prêmio Multishow, mas eu prefiro acreditar que esse tipo de gente não existe de verdade, é tipo mula-sem-cabeça, boitatá ou saci pererê.

14 comentários:

Bia Bonduki disse...

Obrigada, Menêis. Você nunca me desaponta, e sempre me surpreende. Bora comprar o cd NOVO do JAYVA?

Serbão disse...

por falar em jane Duboc... gosta do trabalho dela no progressivo Bacamarte, lá pelos idos dos 70???
o gogó da mulher era de responsa...

Menezes, o cretino disse...

Eu nunca ouvi Bcamarte, mas sabia que ela tinha tocado nessa banda. Vi o disco pra baixar já até.

Agora, "gogó de responsa", quando seu nome é Jane Duboc, é algo que pode ter milhares de intepretações, né? Hehehehehe!

Unknown disse...

ahahahaha!
brigado pelos posts, no dia q ficar milionário vc vai ser tipo meu porta voz, qqer coisa q me perguntarem vou ficar calado e a palavra é td sua.

abrá!

Pedro Carvalho disse...

Quando eu estava na quarta série um menino da minha escola ficou com leucemia e a escola promoveu uma série de eventos beneficentes para ele. Um deles foi um show da Jane Duboc.
Me pergunto se o Jay estava presente ali, em versão petiz.
Também rolou a presença de membros dos Titãs e foi quando eu fiz meu primeiro (e único) furo no jornalismo musical: o Sérgio Brito me contou tudo sobre o próximo disco da banda, "O Blesq Blom".

Menezes, o cretino disse...

Você sabia que o Sérgio Brito curte dar o O Blesq Blom dele? Aliás, lembra quando ele cantava um trecho de um som do Slayer e o Hino da Juventude Fascista num medley nos shows do Titãs?

Rodrigo Soares disse...

Você falou do Jay Vaquer!

Menezes, o cretino disse...

Porra Rodirgo, só falta você me dizer que, além de Nü Merröw, Legião Urbana e metemo, você também aprecia um Jay Vaquer!

Aí é pára o mundo que eu quero desceeeer!!!

V.S. disse...

e assim caminha a humanidade...

bizarro isso, no Brasil o rapaz (cazuza) rima dor com liquidificador e a prefeitura ainda faz uma praça em homenagem ao "poeta"...
se bem que a praça fica em frente ao mcdonalds. Faz sentido...

catete-cacete
sensacional!

Thaís Araújo disse...

preferi nem terminar de ler a merda desse comentário, o mais idiota que já li!
por que você ao invés de escrever um merda dessa sobre o Jay, não procurou na comunidade dele a quantidade de pessoas que curtem o som dele???
Pelo menos ele tem CORAGEM o suficiente de dizer nas músicas o que muitos cantores CAGÕES não têm coragem, do que o povo pensa da sociedade!
E mais, ele canta muito melhor do que certas pessoas por aí que fazem sucesso só falando "Créu", ou gritando, isso aí, nem é cantando, é gritando, "calipso".
Se voê quer saber, o Jay tem uma voz perfeita, tranforma músicas melancólicas em agitadas, dançantes e legais...

ELE É PERFEITO!!!

Dani disse...

hahahahaha

Viu Menezes? Ele tem CORAGEM!!! As músicas dele são agitadas, dançantes e legais!

Seu post já tinha sido ótimo, mas esse comentário de cima alegrou meu dia...

Amoadorei.

Menezes, o cretino disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAh, morri!

Bia Bonduki disse...

o mais idiota que já li.

AAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHA

Unknown disse...

caaaara tu é demais macho. tuas críticas são, no mínimo, engraçadas. que pena não conheci teu blog antes.
poRém tô aqui.

GoSto muito do trabalho do Jay Vaquer, e aí um amigo comentou conmigo q um certo blogueiro andou fazendo umas piadinhas com o cara.
Quiz então saber mais arespeito.

Cara. Faz isso não macho, num trata assim uma das promessas musicais do século 21 ma, isso é feio viu?
heheh, rsrsrs...
Tô só prozando blz...