quinta-feira, dezembro 27, 2007

Envelheço na cidade

Você sabe que está se tornando um carioca de idade provecta quando além de constatar que, bem, "você é da década de setenta!", suas memórias afetivas e geográficas da cidade sao da época do gel de cabelo New Wave (com glitter!) e já eram velharias na época que o Kurt Cobain ainda tava vivo. Tipos, eu lembro como se fosse ontem quando:

1 - O Ballroom, que já não existe mais, era o Oba-Oba do Sargentelli.

2 - As pessoas iam pra praia pra tomar mate com limão naqueles tonéis de metal, correr do arrastão ou pegar lata de maconha do Solana Star (meu pai fez muito desse último).

3 - O Moreira Franco, o Brizola, o Saturnino Braga e o Marcelo Allencar governavam essa cidade.

4 - Que existia uma cadeia de fast-food chamada Gordon (o símbolo era um canguru) e ela competia com o Bob's e o Mc Donald's.

5 - Quando só tinha hamburger, cheeseburger, Big Mac e Quarteirão com Queijo no Mc Donald's. E o Mc Lanche Feliz se chamava Lanche Carioca (quer dizer, quem era de São Paulo tava fudido!).

6 - Quando todos os grandes eventos da cidade aconteciam no estacionamento do Barra Shopping ou do Carrefour e não nas praias da zona sul fudendo com o trânsito.

7 - Os golfinhos de Miami e a Boneca Eva (que ia ter um bebê!) foram o programa sensação do verão.

8 - Existia Tivolly Park e diziam que a galera entrava no Trem Fantasma pra assaltar. Tinha também a estória do carrinho da Montanha-Russa amarela que caiu.

9 - Comida de rua era Angu do Gomes e olhe lá!

10 - Você podia ir a um vilarejo distante e selvagem como, sei lá, Belo Horizonte pegando um trem na Estação Leopoldina (eu sei porque eu fui com toda minha família!).

11 - Chegando a um vilarejo distante e selvagem como, sei lá, Belo Horizonte, você podia fingir que adivinhava o que acontecia nas novelas da Globo porque elas eram retransmitidas com um atraso de dois dias em média.

12 - O SBT aqui se chamava TVS.

13 - O Silvio Santosde tinha também a TV Corcovado, então passava programa Silvio Santos em dois canais simultaneamente.

14 - Dava pra passear nas dunas da Barra da TIjuca que ladeavam a Av. das Américas.

15 - A sendas dava de presente uns compactos em vinil rosa dos - olha a sacação! - Rosadinhos (sério, explicar o que eram os Rosadinhos ia demorar horas, melhor confiarem que existia mesmo).

16 - Os grandes lançamentos do Rock in Rio foram a pepsi-cola e a cerveja Malt 90.

17 - O Free Jazz Festival acontecia no Hotel Nacional, que ainda não era essas ruínas abandonadas de hoje em dia.

18 - Você tinha que usar mochila da Company e tênis da redley (o preto ou o de duas cores), que era uma cópia sem-vergonha do Vans, pra ser popular na escola.

19 - Alguns anos mais tarde, você precisava usar nauru e camisa de Bali pra pegar mulher na Well's Fargo, Resumo da Ópera ou no Reggae Rock Café.

20 - O Comando Vermelho ainda se chamava Falange Vermelha.

21 - O Casseta & Planeta ainda era dois grupos distintos: O jornal Planeta Diário e a revista Casseta Popular e ambos eram engraçados de verdade.

22 - Tinha um drive-in com sessão coca-cola ali na Lagoa, e era drive-in de verdade, não um motel.

23 - O drive-in virou um rinque de patinação, e era rinque de patinação mesmo, não um motel.

24 - O jimmy Cliff tocava uma sexta sim e a outra também no Circo Voador.

25 - As pessoas não se incomodavam em fazer compras num lugar chamado Casas da Banha, o popular CB (eles tinham um anúncio de uns porquinhos dançando o chá-chá-chá que eu lembro da música inteira até hoje!).

6 comentários:

Unknown disse...

porra Menezes, bela memória, belo texto!
drive in na Lagoa, esse eu tinha me esquecido!=)

Aproveitando a deixa,podia rolar uma música do Comando Vermelho " CV, muito mais vc, trá trá trá!" ahahah!
abrá

M disse...

Confesso que sua memória está em perfeito estado!
Apesar de não ter muita certeza disso.. afinal, sou uma paulista/paulistana de 24 anos na cara que a primeira vez no Rio foi no rock'n'rio 3 e, lembra-se basicamente do óbvio apenas, uma vez que minha melhor amiga era a cerveja quente, horrível e extremamente cara do lugar.
Lembro que no dia do metal, havia um gordo sem camisa perambulando de um lado pro outro do recinto, em meio de 250 mil pessoas, com uma placa escrito "Schincariol é horrível, 4 reais é sacanagem!".




ps: alguém que escreve tão bem sobre o fracasso de quase 2 décadas do titãs, colocar um título fazendo referência a uma banda uoh no mesmo MÍVEL, é difudê
hehehehehehhehehehehehe
abaixo ao ira!

Menezes, o cretino disse...

É que eu não fumo droga, daí meus neurônios ficam em conserva esperando horas como essa para serem usados.

E sobre o Ira!, antes eu me esforçava para que todos os títulos fossem nomes de músicas ou referências musicais de alguma forma, daí resolvi reutilizar esse método.

E quando foi que eu escrevi sobre o fracasso dos Titãs? Juro que não lembro. É que eu penso tanto sobre eles que já nem sei mais ou que eu transformo em texto ou o que fica só na minha cabeça.

M. disse...

só pra alegrar a tarde:

http://programafantasia.blogspot.com/

Menezes, o cretino disse...

Fadárdigu esse blog do Fantasia!

M disse...

Grandes questões que assolam a humanidade

Como é que os integrantes dos Titãs conseguem botar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos depois de uma década e meia de vergonha e embaraço coletivo?


E, acima de todas, porque o Korn ainda existe?

----------------------------------


um de seus melhores posts!!!!

oras bolas!!!



ps: eu tb não fumo drogas hahahaha e nem por isso eu tenho memória