quarta-feira, janeiro 23, 2008

Segura a marimba - eu e o carnaval I

O carnaval chega e eu entristeço. Não, isso não é um verso retirado de alguma canção dos Loser Manos. Essa é a verdade, eu tenho verdadeiro pavor de carnaval. A festa de momo é a reunião e a epítome de, pelo menos, três coisas que eu detesto: suor, multidão e aqueles plantões da Globo sobre o ensaio nas Escolas. Una-se a fórmula o trânsito caótico, o Monobloco, a Beth Carvalho e o Neguinho da Beija-Flor e vocês têm minha visão do que é o Inferno. Minto, o Inferno mesmo deve ser o carnaval em São Paulo, que é tudo isso aí, mas com uns nomes tipo Nenê de Vila Matilde, Vizinha Faladeira, X-9 Paulistana. Porra, quem em sã consciência cria uma Escola de Samba numa favela e a batiza de X-9??!?!

Divago, admito... O fato é que o carnaval nunca me apeteceu, nem mesmo na época em que eu tinha idade para me fantasiar. Sério, porque fantasia tem idade, ao contrário do que os frequentadores de blocos da Lapa possam sugerir. Existe algo mais patético que homem que se fantasia de piranha no carnaval? Tipos, não dava pra ser mais clichê? E meninas mezzo-moderninhas que saem com outras amigas mezzo-moderninhas/colegas da produtora/escritório de design para tocar percussão no Centro da Cidade num bloquinho de fãs do Chico Buarque? As fãs meio moderninhas do Chico Buarque estão para o carnaval assim como o Clóvis Bornay está para os desfiles de fantasia do Hotel Glória. Aliás, dos desfiles de fantasia eu gostava. Assistia com minha vó na sua casa (ok, eu sei que isso é matéria-prima para duzentas mil potenciais piadas sobre minha sexualidade. Mas eu curtia a Categoria Criatividade, não a Luxo, tá? Bom, melhor para por aqui e não me complicar mais...).

Anyway, eu poderia até viver mais pacificamente esse período se fosse um homem mais aberto a diversão coletiva, amizades alcoólicas e cheiro de urina em absolutamente todos os cantos. Ou se não tivesse uma namorada que realmente leva à sério os desfiles. Hoje mesmo meu amor fez uma previsão "Esse ano é TIjuca! Tô sentindo que esse ano a gente leva!". Me limitei a menear a cabeça, erguer o punho fechado e bradar a meio- tom "a luta continua!". Aliás, se um dia for necessário que eu prove meu amor, quero que conste dos autos as diversas horas acompanhando os desfiles do Grupo A, tentando incrementar comentários positivos sobre a escola de samba tal, apesar de ter sérias desconfianças de que se tratavam da mesma. Eu juro pra vocês que tentei acompanhar a lógica dos comentários da Lecy Brandão, do Ivo Meirelles e do Véio Zuza, ou seja lá qual o nome daquele velho que todos reverenciam na cabine da Globo, tudo por amor.

Mas talvez a razão do meu ódio carnavalesco seja, no fundo, um trauma de infância. Tendo nascido no dia 1º de março (aceito parabéns aqui na data, por sinal), quantos e mais quantos aniversários me foram perdidos num cabo-de-guerra com as festas, os bailes e as comemorações típicas. Quantas festinhas fui impedido de fazer porque todos meus amigos tinham dado linha na pipa ou arrumado convites para bailes exclusivos. São incontáveis as noites de aniversário que comemorei assistindo a transmissão do Baile do Vermelho e Preto no Scalla pela Tv Manchete. Eu, Rogéria, Otávio Mesquita, as piranhas e a sala vazia. Ganhei de presente muitas espinhas, calos nas mãos e um sentimento dúbio de rancor e satisfação.

6 comentários:

Unknown disse...

E tenho dito. Se A Tijuca ganhar, vamos para quadra, com direito a pandeiro imaginário da sua parte, para seu amor sambar!

M disse...

tenho 2 coisas para falar aqui:



1- Graças ao meu trabalho, hoje eu fui visitar algumas escolas de samba para uma matéria sobre carnaval, sendo que 2 delas os nomes foram citados aqui... a X-9 e a Nenê de Vila Matilde.. O pior foi ver que não era na tal da Nenê os carros que eu tinha que fortografar, se sim na GAVIOES DA FIEL (urghhhh...eu sou Parmera até o osso!)... bom...abafa!



2- Eu estarei no Rio de Janeiro no carnaval, por algum bizarro motivo...
Orkontro???
Irei encontrar caras conhecidas por nos 2... una-se e fuja do samba com alguém que fugirá como o diabo foge da cruz (apesar da escolha do destino...)

Bia Bonduki disse...

se isso te consola, este ano o carnaval cai no dia dois de fevereiro, data também conhecida como "meu aniversário". estou inconsolável.

Menezes, o cretino disse...

Orkontro, porra!

E eu estou menos miserável, dessa vez consegui salvar meu aniversário da folia momesca. Sinto por você, morocha. Eu sei como é isso...

M.S. disse...

Pelo menos não é você que PASSAVA (me sinto tão aliviada em falar isso no passado!) todos os seus carnavais em Salvador, vendo o Bell (aquele barbudo de bandana que canta no Chiclete com Banana - eu ainda não decifrei o porque do nome) envelhecendo em cima do trio junto cantando as mesmas músicas do carnaval de 2001 ( olhe que tá atualizadíssimooo) e vendo várias cenas de orgias debaixo de sua janela. Isso que é pesadelo.

Você se safou de sua namorada não querer passar o carnaval sem você na Bahia esse ano.Pq esse é o verdadeiro pesadelo de quem namora nessa epóca.

Parabéns por ter se livrado do carnaval no dia do seu aniversário.

Rodrigo Soares disse...

Devo frisar a nivel de conhecimentos úteis que a quadra da X9 não fica na favela. Sim, na entrada da Zona Norte, o que é classe média-baixa.

Porque cê tá ligado, se fosse na favela, não tinha samba, porque lá, X9 morre.

O que não redime a escola de um nome idiota desses.