domingo, fevereiro 10, 2008

Rockuppie - por um rock n' roll mais babaca e deprimente

Você certamente já se deparou com um representante da classe, talvez seja um amigo seu ou, quem sabe, até mesmo um companheiro de banda. O fato é que, se você tem algum envolvimento com rock e está caminhando para os 30 anos, rockuppies são uma constante na sua paisagem. Para quem não está ligando o nome a pessoa, rockuppies é a contração comportamental de roqueiros e yuppies. Mas não se engane, ser um rockuppie tem pouco ou nada a ver com a classe social da pessoa em si, é mais como uma afirmação ideológica.

Rockuppies são fãs de todas as bandas clássicas do rock n' roll da década de 60 e 70, mas só por uma questão de elitismo saudosista; rockuppies colecionam memorabilia rara e cara como hobby e vão a shows de reunião pagando uma baba de camarote (rockuppie não vai de pista porque, afinal, "pode pagar e tem a comodidade, né?"). No dia seguinte, o rockuppie tá cheio de história pra contar pro pessoal de programação visual da agência de publicidade em que ele trabalha (ou pra molecadinha da edição da sua produtora de vídeo, tanto faz). Se rockuppie fosse uma cidade, o Frejat seria seu prefeito e os Rolling Stones uma espécie de Sumos Pontífices. Só que ia ser o Rolling Stones pós-Tattoo You, claro!

O rockuppie clássico usa blazer com camisa do Eric Clapton, all-star, já cultiva uma barriguinha e dá um tapa na juba um tanto grisalha com um corte moderno feito pelo cabelereiro de sua mulher. A mulher do rockuppie, aliás, é um capítulo a parte. Ela já deve ter sido bem gostosa, é menos esperta do que gosta de aparentar e carrega um vibe meio Paula Lavigne no que concerne a sua simpatia. Ela acha o marido um pouco ridículo ainda com esse negócio de roquenrrôu, mas compra umas camisas super-modernas e transadas pra ele quando viaja. O sonho da mulher do rockuppie é que o marido fosse radical, estiloso e selvagem como o Lenny Kravitz. E o do rockuppie também é, mesmo que ele não confesse (apesar dele achar o último disco do cara "uma puta sonzêra!").

O rockuppie é, portanto, a afirmação maior do pensamento bunda mole de classe média dentro do rock. É ser 50% Ron Wood e 50% Beto Guedes (ou pior... 50% Lulu Santos!!!) e tocar no Capital Inicial. Óbvio que esse discurso pode ser confundido - e é mesmo muito similar - ao de figuras como Lobão ou Branco Mello, que se acham dissidentes mas são fiéis representantes da classe. Não dá pra confundir as coisas, rockuppie é rockuppie, reclamando na Veja ou sorrindo no VMB. Não interessa se vota na Marta, no Sirkis, no Maluf ou no Serra, o cara compra uma les paul vintage pra tirar som do U2 e isso já entrega! A evolução de um rockuppie é simples: ele nasce grunge (ou emo), cresce equivocado, envelhece Rod Stewart e vai morrer Caetano Veloso!

3 comentários:

Pedro Carvalho disse...

Um exemplo clássico de rockupie é aquele Augusto Xavier, apresentador de telejornal ex-globo e líder do Pink Floyd cover. Alías, o David Gilmour é o überrockupie.
O Álvaro Pereira Jr é uma categoria de Rockupie mais rara, que é o indyuppie. É aquele cara de meia idade rico e de direita com uma carreira de sucesso, mas que continua lendo seu NME e compra single do Arctic Monkeys em vinil.
Tem também um tipo de rockupie mais intelectualizado, que é o Zappuppie. São aqueles velhos ricos fãs de Zappa que tocam muito, têm umas guitarras fodidas (que eles estragam com pedaleira), uns macs topo de linha que eles usam para ganhar a vida compondo jingle e, para as horas vagas, uma banda de fusion ou cover do zappa. Os filhos deles geralmente têm umas bandas porcarias que a gente sacaneia.

Menezes, o cretino disse...

Outro fulano que é um típico rockuppie é o baterista do Capital Inicial. Um cara que morou na Inglaterra, comprou copacto de todas as bandas legais na época que saíram, veio pro Brasil, só montou banda merda e fala com afetação britânica sobre os Strokes ou os White Stipes - "duas bandas que não saem do meu iPod!" - tentando emanar algum street credit.

Pedro Carvalho disse...

Os melhores posts ninguém comenta. Triste isso.