domingo, maio 18, 2008

Diretrizes Robocop

Seres sociais são aqueles capazes de se misturar e criar empatia num círculo de estranhos ou semi-estranhos, trocando experiências e apontamentos sobre os mais diversos assuntos. Eu não sou um ser social, longe disso. Como num organismo ciborgue, meu cérebro-HD bloqueia automaticamente a emissão de opiniões sérias e verdadeiras sobre determinados temas. Tipo no Robocop, saca? O probre policial Murphy não podia ir contra aquelas diretrizes que tinham sido implantadas na sua mente depois que o transformaram numa máquina de mutilar bandidos.

A única saída encontrada pelo meu cérebro em situações em que tenho que falar sobre coisas que acendem a luz da chatice dentro dele é o bom, velho e demasiadamente humano cinismo. É isso ou entrar em coma induzido durante todo o papo. Eu já me esforcei para driblar esse tipo de subterfúgio babaca, mas é mais forte que eu, juro pra vocês. Segue aí uma pequena lista de coisas que eu meu organismo me obriga a tratar de forma sarcástica pelo bem da minha saúde:

1- Tecer qualquer espécie de comentário sobre o programa Altas Horas. Eu acabei de tentar forçar um papo sobre as qualidades do Serginho Groissman com minha namorada. Não rolou, a gente caía na gargalhada antes de terminar as frases.

2- Entrar em uma discussão sobre política no âmbito partidário. Saca aquele tipo de gente que discute o assunto num nível de paixão futebolística? Geralmente é coisa de classe média festiva que vota no PT...

3- Fazer elogios à performance de um ator ou atriz de teatro.

4- Discutir sobre rock com gente que acha o Cachorro Grande "tri massa".

5- Discutir sobre qualquer coisa com gente que usa "pra o que se propõe, é muito bom" como um argumento válido.

6- Discutir sobre qualquer coisa baseada na premissa alheia de que "você não gosta, mas precisa respeitar".

7- Falar com pseudo-intelectuais que acham que algo bom precisa ser, necessariamente, alternativo, chato e invariavelmente incompreensível. Fico pensando o que essa gente diria de Shakespeare, Beatles, Seinfeld e Andy Wahrol.

8- Falar o que quer que seja numa conversa com designers, estudantes de desenho industrial e publicitários.


Eu queria ser melhor, eu queria ser sincero. A culpa não é minha, são as minhas diretrizes Robocop que não permitem.

- Glauber Rocha é gênio, Menezes. Gênio!
- Eu... dzzz... concordo... dzzz... plenamente!

Um comentário:

Unknown disse...

acho q sou o único designer q reconhece a repulsa pela minha raça maldita e ainda assim aprecia td isso ahah!
abrá