segunda-feira, maio 26, 2008

E a novela das oito, hein?

Malhava eu na sexta-feira com a televisão da academia ligada quando me deparo com o seguinte diálogo entre um casal se pegando em Duas Caras, a novela das oito da Globo:

[ator] - Agora vai ser assim. Negro com Negro, sem mistura.
[atriz] - Raça pura, assim que eu gosto.

O casal em questão, obviamente, era negro. Os atores eram aquela namorada do Olivier Anquier, que também fez a namorada do Netinho Negritude Jr em 'Turma do Gueto', e um modelo/ator genérico que eu não sei o nome. O diálogo foi exatamente isso, as expresões "negro com negro, sem mistura" e "raça pura" foram reproduzidas ipsi literis. Tudo isso só serve para provar minha teoria de que o Aguinaldo Silva, de saco cheio do Brasil e no crepúsculo de sua vida, já não sente a menor obrigação de ser politicamente correto. É um mal que acomete algumas bichas conservadoras de direita ao ficarem velhas, taí o deputado Clodovil do Partido Trabalhista Cristão que não nos deixa mentir, né?

A diferença é que o Aguinaldo vomitou seus preconceitos num folhetim que teve a manha de agradar ao público. Aliás, só com uma novela no Brasil que alguém pode se safar de defender que todos os negros são racistas (não havia na novela um negro que se não se referisse aos personagens brancos de forma pejorativa, já o contrário não acontecia nunca), que militantes universitários de esquerda são todos riquinhos enrustidos e hipócritas com vergonha do próprio dinheiro e que uma milícia paternalista é a melhor forma de se gerir uma comunidade sem que ninguém o critique, o questione ou peça sua interdição. Pelo contrário, você é elogiado as pessoas te tratam como um craque do ofício! Acho que o problema é que se alguém diz " seguuura, que a bicha tá loca!" nesse caso, ninguém vê nada de diferente.

Imagina se a moda pega entre setores, digamos, mais periculosamente conservadores do país? Ainda bem que o pessoal da Opus Dei, TFP e a turma do Afanásio Jazadji não gosta de novela.

5 comentários:

V.S. disse...

me diz uma coisa: o casal era negro ou mulato?
porque se for mulato a tal "raça pura" já foi pro beleléu...

aliás, o que é uma "raça pura"?

e ainda me colocaram o antonio fagundes como botafoguense!
maldita globo!

Menezes, o cretino disse...

É difícil precisar no Brasil, né? Enfim, podiam até ser brancos fazendo o papel de pardos, o lance é o diálogo despropositado e meio numas de querer dizer que os negros na verdade, querem fundar um quilombo na Portelinha.

E colocaram tipo um ACM/Dori Caymmi botafoguense, isso sim.

Bia Bonduki disse...

lembra daquela banda: só preto sem preconceito?
não sei, esse post me lembrou isso.

Menezes, o cretino disse...

Lembro! Rolou a mesma lembrança aqui. Eles podiam fazer um comeback, né? Gravar um "Live at Portelinha".

A. disse...

ahahaha essa novela ta mt tosca, aidna bem q ja vai acabar...

é cada cena mais deprimente q a outra!

hahahaha