quarta-feira, maio 21, 2008

Mutante que é mutante passa na Record

Wolverine, my assverine! Foi com um considerável atraso que descobri o melhor seriado de mutantes da face da Terra, a novela (?) Caminhos do Coração da Record. Não tem pra Lost, Heroes, filme do X-men ou o que quer que seja, essa novela é ficção científica tupiniquim com orgulho, naquele padrão Igreja Universal de qualidade. Não preciso nem dizer que já virei fã.

Uns amigos me explicaram no último final de semana que a trama se baseia nos experimentos de uma cientista interpretada pela Ítala Nandi que possui um mundialmente famoso laboratório de análise de DNA locaizado no Guarujá! Isso mesmo, naquele mesmo lugar onde o Chaves sempre dizia que queria ir, apesar de terminar mesmo em Acapulco. A Ítala Nandi ao que parece cria mutantes em escala industrial e eles, não sei por que cargas d'água, terminam morando numa ilha (que é, na real, a prainha, no Recreio dos Bandeirantes). Aliás, ao que parece não só os mutantes, mas todo o numeroso elenco da novela acaba indo, uma hora ou outra, se enfurnar no Recreio dos Bandeirantes. E olha, pelo que Caminhos do Coração dá a entender, sair do Recreio é uma tarefa hercúlea! Aceitem o conselho da novela e não se bandeiem praqueles lados, hein?

O capítulo que acompanhei mostrou o Gabriel Braga Nunes, um delegado-vampiro (ou delegampiro), quase não contendo seus impulsos assassinos pra cima de um ex-Global preso e desfalecido no laboratório da ítala Nandi. A cientista, aliás, adulava o ímpeto vampírico do Gabriel Braga Nunes com uma MOUSSE DE LEUCÓCITOS!!! Tão achando constrangedor? É porque vocês não presenciaram o diálogo; O Gabriel super despojado, dizendo que não tinha saco pra caçar presas depois de um dia de trabalho, enquanto dava colheradas na mousse. Vampirismo e informalidade - vanguarda! Havia uma outra cena que reunia o Tuca Andrada - pois é, mais um ex-Global. Ao que parece todos os ex-globais viram mutantes - , um ex-paquito e a Miss que namora o Aécio Neves! A Miss, me contaram, faz uma mulher-aranha, já o ex-paquito é um homem-cobra. Eles são um dos pares românticos, entenderam a sacação? Cobra, aranha, homem, mulher... hein, hein?

Bom, caso você fosse estúpido demais pra entender não teria o menor problema, porque em Caminhos do Coração é tudo muito bem explicadinho. Nenhum personagem dá dois passos sem dizer o que está fazendo e no que está pensando. Como as interpretações são sofríveis, o autor (aliás, quem comete essa obra-prima?) achou melhor fazer os mutantes dizerem tudo. E os diálogos não são só auto-explicativos, como também são auto-referentes. Por exemplo, o Gigante "interpretado" pelo Cigano Igor vaga pela mata segurando um mamão-papaia (que apesar do gigantismo do personagem, não era minúsculo como deveria), reclamando que agora não gosta de fruta, só de sangue (é, o Cigano Igor é um gigante-vampiro, um gigampiro), quando encontra Gelo. Gelo é um mutante parecido com o Ritchie, com hipoglós no rosto e um sobretudo de couro que, sempre ao se aproximar, exala uma fumaça de gelo seco. O Gigante então comenta que sentiu sua "presença gelada" e Gelo o interrompe dizendo que nem adianta tentar mordê-lo, pois ele congelaria antes de ultrapassar sua carcaça fria.

A batalha entre o mutante-que-se-parece-com-o-Ritchie e o Cigano Igor foi o ponto alto do capítulo que assisti. Entre ameaças de referências óbvias como "eu vou te transformar numa raspinha sem sabor" (afinal, ele é o Gelo, sacaram?), ataques de fúria vergonhosos do Ciganão e efeitos especiais de quinta, o Gelo acabou congelando seu oponente e saindo fora, de boa. Eu fiquei sem entender porque eles se enfrentaram à princípio, visto que um estava procurando sangue e o outro deixou claro que o dele ninguém chupa. Enfim, acho que lógica é o que menos importa quando se trata dos mutantes do Bispo Macedo.

8 comentários:

Unknown disse...

ahahah mto bom! vou tentar ver isso hj, fiquei curioso!

Menezes, o cretino disse...

Porra, tem que assistir todo dia! Eu não consegui reproduzir nem metade do que é a beleza dessa novela. Um primor da teledramaturgia brasileña!

Rodrigo Soares disse...

Estou dentro. Nada que a Record faz deve passar batido, seja o Justus humilhando sabidões recém formados em Administração, tardes acompanhados de Márcio Garcia e Eliana, as duas pessoas com menos carisma na história, novelas mutantes com efeitos piores que o SBT -- sim, o SBT é supremo no mal gosto designer. Ui!

E a dica: Porra, com tanto ator bom na Universal, podia fazer um mix de religião e mutantes. Aguardemos!

Menezes, o cretino disse...

E, como ex-funcionário da casa, devo dizer que guardos boas lembranças dos meus tempos de Benfica (sim, eu era do jornalismo e era roots, nada de Rec 9!). Aliás, era um antigo prédio da IBM, Rodrigo. Trabalhei lá com gente do quilate de Wagner Montes e Duda Little. Duda fuckin' Little, senhoras e senhores. Só faltava aparecer o Fofão de office boy e o Serginho Mallandro de pauteiro pra ser uma redação/túnel do tempo.

gabi disse...

http://www.rederecord.com.br/programas/caminhosdocoracao/interna.asp?m=h
Caminhos do Coração, a próxima novela das 22h da Record, de autoria de Tiago Santiago.

Menezes, o cretino disse...

Pô, mas Caminhos do Coração não é a próxima, é essa! A próxima vai ser tipo uma continuação, acho que vai se chamar Mutantes - Caminhos do Coração e, infelizmente não contará com Preta Gil no papel de vilã vampira ou Fafá de Belém como dona de circo. Ainda assim estou apostando que será uma das melhores coisas da TV brasileira depois do primeiro ano de TV Pirata.

d. disse...

E sabe o que é demais? Que porra de nome é esse? Caminhos do Coração? Que merda tem haver com uma novela Filme B de mutantes? Cara, valeu pelo post. É uma dureza que convencer minha namorada a parar de ver essa porra, especialmente nas quartas de futebol e segundas de mesa redonda.

A. disse...

Poxa, palmas para a gloriosa interpretação de ricardo macchi se ddebatendo na ilha e uivando, gritando, sei la o que ele faz... digno de um Oscar! hahaha

ps: essa novela tem os mutantes de xmen, um ar meio heroes e todos presos na ilha de lost! ahahahah

na tv nada se cria, tudo se copia!