terça-feira, setembro 11, 2007

Depois dos trinta todo vagabundo vira artista

Eu tenho a impressão de que todo mundo que eu conheço virou artista. Todo cara e toda menina que eu lembro está de certa forma hoje envolvido com o mundo das artes e suas ramificações. Todo mundo colando adesivo com desenho de bicho no poste, fazendo camisa, tirando foto artística, desenhando, fazendo tatuagem, virando estilista. Pô, tenho até conhecidos que eram meio analfabetos e tão lançando livros!

Isto posto, queria dizer que achei fantástico saber que um grupo de escritores foi convidado por uma editora que deve estar limpando a bunda com notas de cem dólares para viajarem cada um prum canto do mundo e escreverem um romance lá ambientado. Melhor dizendo, prum canto do PRIMEIRO mundo, é claro. Porque Líbano, Angola, Coréia do Norte e Albânia é muito legal de se conversar sobre numa sala com ar-condicionado e exaltar a nobreza da gente pobre de lá, mas pra inspiração é foda! Não tem Starbucks, fica complicado.

E, na moral, desde quando nego precisa ir pro outro lado do mundo pra escrever um romance sobre o Japão, por exemplo? O Umberto Eco viajou no tempo pra escrever O Nome da Rosa? Tipo... já existe google, tá?! E mais, pra que ir até o outro lado do mundo pra escrever um romance que, mudando o sobrenome do protagonista e do café que ele frequenta, poderia se passar tranquilamente na esquina da casa do escritor (o outro único lugar do mundo que ele deve conhecer). Como diria meu velho, sábio, preconceituoso e paranóico pai, "isso SÓ pode ser esquenta-esfria de dinheiro sujo!!!".

2 comentários:

Andrei disse...

beleza, o projeto é babaca, eu não quero ler os contos/livros, mas que o blog do mutarelli sobre esse projeto é foda, isso é.

Ale et Alii disse...

Você devia citar seu pai com mais frequência!