quarta-feira, setembro 05, 2007

Um ode ao AX-1 ou Tragam meus anos oitenta de volta!


Estive pensando aqui o quão falso e tristonho é esse dito revival oitentista na música. Killers, Artic Monkeys, Franz Ferdinand, Klaxons e todas essas bandas tentando soar como o Gang of Four e usando roupas flúor e cabelos esquisitos. Tudo isso é merda. M-e-r-d-a, amigos! E querem saber o por quê? Bom, eu pessoalmente não aceito um revival musical oitentista que não enalteça e reconheça a superioridade do teclado-guitarra (ou teclatarra como costumávamos chamar nos bons e velhos tempos) sobre todos os demais instrumentos.


É isso mesmo, o teclado-guitarra era o instrumento perfeito. Nada traduzia mais atitude e rebeldia do que ele. Era como se aquelas linhas aerodinâmicas e aquele som sintetizado gritassem em nossos ouvidos "I will go erudito, but I still can fucking ROCK this shit off!!!!". Sem perdão, era assim que as coisas eram com um teclado-guitarra a adicionar seu toque melodioso/furioso na banda.


Para vocês que chegaram um pouco mais tarde, podemos dizer que a importância do teclado-guitarra está para a música dos anos 80 assim como aquele violão sem corpo, apenas uma silhueta feita de espuma e com a mão embutida na escala está para o Caetano Velloso hoje em dia. Ou para o Jorge Vercilo. Ou para os dois juntos!


Portanto eu vaticino, nenhum revival estará completo enquanto eu não vir um desses garotos ingleses (ou ameircanos querendo ser ingleses ou brasileiros querendo ser americanos que querem ser ingleses) esmerilhando um solo num imponente AX-1 da Roland. For those about to rock... We salute you!

2 comentários:

Felipe Madureira disse...

visionario mesmo era o tecladista do Marilyn Mason que utilizava uma teclarra la pelo comecinho dos anos 00.

mas eu ainda anseio por uma dessas. pra fazer uma barulheira dos diabos.

Unknown disse...

é cara. pior são as caretas que nego faz quando algum cidadão diz que não sabe se vai ao tim festival.