terça-feira, setembro 18, 2007

Meu pai passa os dias sentado em frente ao computador

Meu pai tá velho. Tá velho, cansado e chato. Quase não sai mais de casa e seu quarto fede a preguiça, sonhos não concretizados e murrinha nos lençóis velhos. Meu pai usa a mesma roupa por vários dias, vai ao banheiro de porta aberta, mas continua se barbeando. Continua vaidoso. Continua egoísta. Meu pai tem reclamando menos, ou ao menos mais baixo. Já não vocifera contra o que ele crê ser uma pendenga pessoal do sistema e das pessoas em geral contra seu sucesso. Tá gritando menos, o que não significa que esteja mais sereno, só tá mais conformado. Apesar disso, meu pai diz que tá estudando pra passar em um concurso público do Banco do Brasil e que eu e minhas irmãs tínhamos que fazer o mesmo. Aos 55 anos meu pai ainda tá querendo se dar bem. Tá querendo sublimar a frustração das coisas não terem sido como ele imaginava. Agora ele diz que vai fazer igual a todo mundo... como se antes fosse diferente. E enquanto o dia não chega, mas pai mantém inabalável a fé de que na terça-feira o Casseta & Planeta vai vir pra sacanear e vingar as injustiças que ele sofre.

E eu, aos 28 anos, isso é, a idade que meu pai tinha quando eu tinha apenas um ano, já sei o que herdei dele até aqui. Só não sei o que ainda resta herdar, nem como isso vai afetar os anos que faltam até os meus 55. Meu pai passa os dias sentando em frente ao computador, esperando que dali saia alguma solução para salvá-lo. Nisso nós já somos iguais.

2 comentários:

Sofia Florence disse...

Menezes, o dia em que você parar de escrever no seu blog, a internet vai ficar mais chata.
O que me faz relaxar entre um capítulo e outro de monografia é ler teu blog, ler, e ler e ler de novo.

Menezes, o cretino disse...

Olha, dado meu tempo livre, uma coisa que eu não vou parar de fazer é escrever aqui!